Document

O Memorial da Inclusão dispõe de um acervo do Movimento Social das Pessoas com Deficiência, que reúne, trata e dissemina a história e a memória política e social da luta por direitos legais para a inclusão social e as conquistas das pessoas com deficiência.

A proposta surgiu com a força e a visibilidade no Brasil, sobretudo, em função do Ano Internacional da Pessoa com Deficiência (AIPD), lançado pela ONU em 1981, que garante importantes direitos na educação, saúde, cultura, acessibilidade, lazer, dentre outras áreas.

Com intuito de contribuir para o desenvolvimento de pesquisa e conscientização da sociedade sobre os direitos da pessoa com deficiência, o acervo resgata materiais doados por pessoas físicas e suas famílias, pela sociedade civil organizada e por instituições públicas e privadas.

Além da documentação física o Memorial conta, também, com o Projeto Memórias, que traz depoimentos de militantes do movimento social desde as primeiras gerações até as mais recentes, por meio da metodologia da história oral. Até o momento já contamos com mais de 72 entrevistas, totalizando mais de 200 horas de gravação. O material, numa versão editada, está disponível para consulta ao público em nosso canal do Youtube (clique e assista).

 

2019 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.