Document

Como um dos principais projetos que fundamentam e dão sentido à própria existência ao espaço do Memorial da Inclusão, as Exposições: permanentes, temporárias, itinerantes e a virtual, visibilizam o tema da deficiência e das pessoas com deficiência, a partir de uma perspectiva que vai além das tradicionais abordagens: “normalizadoras” e “medicalizantes”. O que possibilita um ambiente de valorização da memória e de reconhecimento dos movimentos das pessoas com deficiência, fortalecendo a consciência da importância de sua existência.

Inaugurada em 3 de dezembro de 2009, a Exposição Permanente, do Memorial da Inclusão, agrupa fotografias, documentos, manuscritos, áudios e vídeos sobre os personagens e eventos que marcaram o Movimento Social e Político das Pessoas com Deficiência, em defesa de seus direitos no contexto amplo dos Direitos Humanos.

A Exposição Permanente possui duas versões de Exposições Itinerantes, que agem como uma ação extramuros nos municípios do Estado, e proporciona uma perspectiva histórica necessária, para que a sociedade em geral e as próprias pessoas com deficiência, conheçam a luta desse segmento da população em defesa de seus direitos.

O espaço central do Memorial também é disponibilizado bimestralmente para as Exposições Temporárias, no qual um expositor sugere, organiza, cria e executa uma exposição que dialogue e desmembre a abordagem da permanente, baseada no conceito de curadoria inversa. Desta maneira, visa incentivar práticas de acessibilidade inovadoras e condizentes com as condições do expositor, de modo a refletirmos acerca da adaptação razoável (artigo 2º da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência) e da reabilitação baseada na comunidade.

* Caso tenha interesse em submeter sua proposta de exposição, basta entrar em contato conosco para mais informações memorial@sedpcd.sp.gov.br.

2019 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.