Document

Exposição sobre Folclore em Cruzeiro

14 / 03 / 2019

Exposição “Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro” chega em Cruzeiro

Fruto de parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através do Memorial da Inclusão, a Prefeitura, pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Juventude e Lazer (SEEC), e o Museu Major Novaes, o município recebe a Exposição “Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro”, durante o período de 21 de março a 10 de maio de 2019.

Para retratar as lendas, cantigas e adivinhas das histórias folclóricas do país, a exposição traz em forma de xilogravuras, a sensibilização e a celebração da cultura popular, do direito à diferença cultural e a diversidade humana.

As peças trazem uma reflexão sobre a importância da sensorialidade e acessibilidade para a construção e fluidez de uma sociedade mais inclusiva, com a apresentação de personagens com corpos diferentes que tendem a aguçar a curiosidade para a exploração das possibilidades e das percepções corporais.

Entre os personagens escolhidos estão: o Saci, um garoto negro e travesso, de uma perna só; o Curupira, um homem com nanismo com o corpo revestido de pelos, cabelos longos e avermelhados e pés virados para trás; a Iara, uma sereia, criatura que é metade mulher e metade peixe; além da Lenda da Mandioca e do Nascimento da Noite.

Serviço:

Exposição: Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro
Local: Museu Major Novaes – Av. Jorge Tibiriçá, s/n – Vila Canevari, Cruzeiro – SP, 12710-040
Abertura: dia 21 de março de 2019, 15h
Visitação: de 21 de março a 10 de maio de 2019
Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Acessibilidade: Libras, audiodescrição e obras táteis
Contatos: (12) 98116-1305 / (12) 3141-1100
E-mail: museumajornovaes@gmail.com
Entrada gratuita

  • Nota de vídeo: data de encerramento prorrogada para 10 de maio de 2019.
Facebooktwitter Voltar
Compartilhe

2019 - Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.